Vênus em Sagitário
- carolinedaluzmorae
- 27 de nov.
- 2 min de leitura
Segundo Manílio, o signo de Sagitário é consagrado à deusa Diana(1), assim chamada pelos romanos, ou Ártemis, como era conhecida pelos gregos.
Também associada à Lua, é inegável a relação da deusa caçadora, “das flechas certeiras” ou a “sagitária de arco de ouro” com a simbologia do signo do Centauro(2).
A indomável deusa virgem era dona do próprio corpo e da própria vontade. Certa vez, puniu o caçador Actéon porque ele a viu banhando-se nas águas frescas de uma fonte: “A deusa atirou-lhe um punhado de água no rosto e Actéon foi metamorfoseado em veado e despedaçado pelos próprios cães que não o reconheceram. [...] Era tida como protetora das Amazonas, também guerreiras e caçadoras, e independentes do julgo do homem”. [...] foi definida como uma ‘divindade do exterior’, que vive a natureza, percorrendo campos e florestas, no meio dos animais que neles habitam”(3).
É também conhecido o episódio em que Ártemis enviou contra Oríon um escorpião que o picou no calcanhar, causando-lhe morte instantânea, após o gigante ter tentado violentá-la(4).

Vênus em Sagitário é metade humana e metade selvagem. Guarda a sabedoria de quem sabe que é preciso viver e experimentar, é apenas assim que se aprende. Regida por Jùpiter, acredita em sua própria fé e segue o próprio caminho. Aceita a sua dualidade está muito bem com isso.
É a Vênus Angela Diniz, a pantera de Minas, uma mulher muito maior do que o tempo histórico no qual nasceu. Guiada pela liberdade, jamais se deixou dominar por leis e regras sociais que a limitavam. Lamentavelmente, acabou pagando com a própria vida por isso. Foi brutalmente assassinada em um crime de feminicídio.

Júpiter também é o planeta que rege as leis e a justiça. Seguimos orientadas pela certeza de quem sabe que não tardará o dia em que Vênus em Sagitário poderá exercer plenamente a liberdade sobre o seu corpo.
1. FERNANDES, Marcelo Vieira. Manílio Astronômicas. Dissertação de mestrado da USP.
2. BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega – Volume II. Editora Vozes. Página 64
3. BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega – Volume II. Editora Vozes. Página 67
4. BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega – Volume I. Editora Vozes. Página 269.
Imagens
Eu e a estátua da deusa Ártemis, no museu Capitolino, em Roma.
Angela Diniz.





Comentários