A astrologia é terraplanista?
- carolinedaluzmorae
- 15 de mai.
- 2 min de leitura
Muitas bobagens são ditas a respeito da astrologia, mas essa é uma das piores.
A resposta é NÃO, astrólogos de verdade não acreditam que a Terra é plana. Leia o que dizia o filósofo, poeta e astrólogo Marcus Manilius ( ou Manílio) no texto Astronomicas, datado do século I d.C.:
“A Terra [...]moldada em uma esfera que igualmente se eleva e decai por todos os lados. Essa é a forma dos corpos da natureza: assim também o céu, seu vôo circular, torna redonda as formas dos corpos celestes; olhamos o orbe do Sol: é redondo, tal como o da Lua, que procura obter luz para seu corpo túmido, porque seu globo não recebe em todas as partes os raios oblíquos do Sol. [...] Assim permanece a Terra, que, concentrada em esfera, reproduz a forma do céu e ocupa, como o extremos das coisas todas, o lugar central de todos os lados”.
Manílio continua dizendo que não avistamos de qualquer lugar todas as constelações porque a Terra é esférica: "Nunca encontrarás Canopo a fulgir até que tenhas chegado pelo mar aos litorais helíacos, por outro lado, sentem a falta da Ursa-maior aqueles sobre os quais aquela luz passa, já que habitam regiões laterais, e as terras, colocando -se no meio, arrebatam o céu e impedem a visão dela".
E mais: "A Terra tem a ti por testemunha, ó Lua, da esfericidade do seu corpo. Quando, oculta em negras sombras, tu te eclipsas à noite, tua ausência não perturba todos os povos aos mesmo tempo [...] Mas se a Terra fosse plana, tu surgirias de uma vez só por toda a extensão dela e teu eclipse, lamentavelmente, encobriria de modo igual todo o seu orbe. Porém, como a Terra foi composta por meio de duma formação arredondada, Délia aparece ora para estas ora para aquelas regiões, elevando-se ao mesmo tempo em que desce [...] e porque coloca em linha os pontos em declive com os pontos em subida, dando a volta numa parte enquanto deixa a outra para trás"
Outas fontes da antiguidade já argumentavam a favor da forma esférica da Terra, como o conhecido Aristóteles. Então, de onde vem essa ideia equivocada de que a astrologia é terraplanista? Vem de uma percepção de mundo reducionista e preconceituosa, pautada no cientificismo universalista europeu, que desvaloriza formas de conhecimento anteriores ao advento da ciência. Sim, é possível criticar o caráter universalista da ciência sem ser negacionista.
Referências:
FERNANDES, Marcelo Vieira. Manílio - Astronomicas. Tradução, introdução e notas. Universidade de São Paulo, p.54. Segundo o tradutor e autor dessa dissertação, pouco se sabe a respeito do autor de Astronomicas, se foi apenas uma pessoa que escreveu ou se seu nome era mesmo Marcus Manilius.





Comentários