top of page
Ícone do whatsapp
Buscar

Mercúrio em Libra

  • carolinedaluzmorae
  • 18 de set.
  • 3 min de leitura

Mercúrio ingressa em Libra em 18 de setembro de 2025.



ree


Mercúrio representa a comunicação, o intelecto e as trocas. E também os negócios, a escrita e os transportes. É o mensageiro dos deuses. Qual mensagem Mercúrio em Libra nos traz?  


De natureza variável, Mercúrio é o planeta que melhor se adapta às características do signo em que se encontra. Quando ingressa em Libra, Mercúrio deixa a sua exaltação e o seu domicílio (Virgem), ou seja, perde a sua posição mais favorável. Ainda assim, estando em signo de ar, Mercúrio rege essa triplicidade, isto é, ainda consegue circular com certa dignidade. 


Em Libra, Mercúrio torna-se fluido, gosta de se relacionar. Assume uma expressão dinâmica e racional, ao mesmo tempo em que, por estar em um signo humano, tem atenção voltada para questões sociais.


No signo da balança, busca equilíbrio. Ao Sol, oferece queda, se encontra no outro, se reconhece na alteridade. À Marte, oferece o exílio, esse é o Mercúrio da diplomacia. Na próxima semana, a assembleia geral da ONU começa com o desafio de estabelecer diálogo em um mundo com cada vez mais guerras.


Libra é o domicílio de Vênus e a exaltação de Saturno. Da pequena benéfica, traz assuntos como o amor, o apreço pela beleza, pela arte e a pela fraternidade. Do maléfico maior, nos ensina que esses temas são sérios e exigem responsabilidade. Para concluir uma verdadeira obra de arte, é preciso trabalho e dedicação. Libra é leve mas entende o peso das escolhas. O desafio é o equilíbrio. Mercúrio em Libra nos ensina que devemos buscar harmonia com o que dizemos, e que, ao mesmo tempo, somos responsáveis por nossas palavras.


Ailton Krenak nasceu em 29 de setembro de 1953, sob um céu com Mercúrio em Libra. Esse pensador fundamental dos nossos tempos nos apresenta uma mensagem bastante difícil com uma fala leve. Krenak nos convida a refletir sobre as relações que estabelecemos com o mundo. A ideia de humanidade precisa ser reinventada: não mais aquela definida pela modernidade, de que o ser humano universal e civilizado, é o branco, cristão e europeu. Somos seres da diversidade, da diferença, da natureza.



ree


O título de seu livro “Ideias para adiar o fim do mundo” traz uma mensagem de Mercúrio em Libra. Primeiro, porque as melhores “ideias” pertencem aos signos da triplicidade de ar. Em segundo lugar, porque um assunto pesado, como “o fim do mundo”, tema de Saturno, é tratado com encanto venusiano. Suas ideias nos chamam à responsabilidade enquanto nos seduzem:


“Definitivamente não somos iguais, e é maravilhoso saber que cada um de nós que está aqui é diferente do outro, como constelações. O fato de podermos compartilhar esse espaço, de estarmos juntos viajando não significa que somos iguais; significa exatamente que somos capazes de atrair uns aos outros pelas nossas diferenças, que deveriam guiar o nosso roteiro de vida.”1


Mercúrio permanece em Libra até 6 de outubro. Tem diante de si um desafio: a quadratura com Júpiter em Câncer, aspecto que se completará em 1 de outubro. Negociações e ideias não servem de nada caso não estejam conectadas com o bem comum. É o desafio que esse aspecto trará.


Referências:

Imagem 1: Representação do Deus Hermes ou Mercúrio

Imagem 2: Capa do livro "Ideias para adiar o fim do mundo" de Ailton Krenak


Nota 1: KRENAK, Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo, Companhia das Letras: 2020. p.33





 
 
 

Comentários


  • Instagram
bottom of page